Tipo
Cidade
Bairros

ALVORADA

Bento Gonçalves

CACHOEIRINHA

Canela

CANOAS

Capão Da Canoa

Cruz Alta

ELDORADO DO SUL

Esteio

FLORIANOPOLIS

Gramado

Gravataí

GUAPORE

Ibiraquera

Montenegro

Porto Alegre

RIO GRANDE

São Leopoldo

TORRES

Tramandaí

Uruguai

Viamão

XANGRI-LA

Selecione uma cidade para ver os bairros disponíveis.
Dormitórios
Vagas
Valor
Código
Tipo
Cidade
Bairros

CANOAS

Gravataí

Porto Alegre

São Leopoldo

Selecione uma cidade para ver os bairros disponíveis.
Dormitórios
Vagas
Valor
Código
Faça sua pesquisa

Blog Layana

Como limpar eletrônicos de maneira correta



Em uma sociedade cada vez mais conectada, a presença de dispositivos eletrônicos é uma constante em nossas vidas. São notebooks, smartphones, tablets e diversos aparelhos que tornam a nossa vida mais prática e dinâmica. E devido ao uso frequente de todos eles e ao mesmo tempo, uma coisa se torna muito importante, a limpeza! Que serve tanto para a conservação e durabilidade deles, quanto para a nossa saúde.

Já pensou em quantos germes e bactérias nosso smartphone está exposto apenas quando colocamos em cima de uma mesa de um restaurante, ou em uma bancada de uma praça de alimentação? Ou mesmo na bancada da pia do banheiro? Alguns estudos já revelaram que celulares e teclados de computador podem acumular mais sujeira e ter mais germes do que um vaso sanitário. E isso é assustador!

A limpeza se faz necessária, é fato! Mas como limpar? Porque não se pode ir limpando tudo com álcool caseiro o que seria bom para matar os germes mas por outro lado não dá! Com álcool caseiro comum o você vai conseguir ter um aparelho limpo e ao mesmo tempo danificado. Limpar de maneira correta é fundamental para conseguir conservar seu aparelho eletrônico e mantê-lo o mais longe possível da sujeira e bactérias.

Dicas gerais para limpar eletroeletrônicos

Álcool isopropílico. Utilize com cuidado!

O álcool comum de limpeza não é recomendado para limpar telas e dispositivos eletrônicos, para não correr o risco de danificar e manchar permanentemente. Portanto, ele é indicado somente para a limpeza de locais onde não há circuitos eletrônicos e telas sensíveis. O álcool recomendado para limpar dispositivos eletrônicos é o isopropílico. Ele é facilmente encontrado em farmácias de manipulação ou lojas de suprimentos para informática.

Flanela ou papel toalha?

Flanela de microfibra – É a indicada


A flanela de microfibra é ideal para esse tipo de limpeza, pois seu material é sintético, não solta fios e dificilmente causa riscos.

Utilize sempre para limpar: Flanelas de microfibra ou tecido de algodão, algodão puro e hastes flexíveis. Esqueça papel toalha, papel higiênicos ou camisetas velhas que podem riscas e danificar principalmente telas touch, monitores e TVs.

Separe sempre as flanelas que servirão para limpar monitores e telas das utilizadas em outro tipo de limpeza. Assim o tecido não acumula poeira evitando algum resíduo sólido que poderá riscar o seu dispositivo.

Como limpar tela de smartphone e tablet


Começando pelo dispositivo líder de popularidade em todo mundo e também o mais sujinho de todos.

Utilize uma flanela de microfibra seca para tirar as manchas e os resíduos superficiais. Em seguida umedeça uma ponta da flanela com um pouco de água (água destilada de preferência) para tirar as marcas de dedos e alguma sujeira mais resistente. Finalize com o lado seco da flanela e pronto!

Nos cantinhos ou locais que não sejam na tela, você pode usar uma haste flexível de algodão com um pouco de álcool isopropílico para limpar.

Tirando riscos de telas touchscreen

É praticamente impossível evitar alguns arranhões nesse tipo de tela, principalmente se o mesmo não possuir uma proteção de película. Algumas soluções são bem eficazes para eliminar riscos, veja:

Borracha branca escolar: Esfregue nos arranhões delicadamente, com cuidado para eliminar riscos superficiais.

Vaselina: Parece estranho mas funciona muito bem. A densidade da vaselina iguala riscos na tela sem danificar o aparelho. Utilize uma pequena quantidade em um algodão ou haste flexível e a esfregue no local desejado.

Cera para polimento automotivo: Várias pessoas já testaram com sucesso, não podemos dar mais detalhes pois não testamos essa dica, mas se quiser tentar.

Como salvar um Smartphone molhado


Não é raro acontecer do seu celular molhar por completo. Se isso acontecer, veja como proceder:

– Seque superficialmente e nem pense em ligar o smartphone nesse momento! Ligar ele molhado pode queimá-lo facilmente.

– Retire a bateria, capa traseira e o que mais conseguir retirar para que ele ventile e seque. Não utilize o secador de cabelo, (sabemos que muitos usam, mas não devem), pois a alta temperatura pode queimar algum chipset ou circuito sensível ao calor. Então, se quiser tentar usar o secador, faça com menos calor, morno quase frio, mas é por sua conta e risco.

– Agora que a umidade superficial foi eliminada, é hora de tirar o máximo possível de água que restou dos circuitos. Coloque o dispositivo junto com gel de sílica ou material utilizado para retirar mofo de armários. Uma dica caseira é colocar o dispositivo dentro de um recipiente com arroz. O arroz vai tirar a umidade restante.


– Aguarde por 24 horas para remontar. Cruze os dedos e ligue o aparelho, mas se ele não der sinal de vida, ligue ele diretamente na tomada, se ele funcionar é sinal de que a bateria estragou. Ela  é a parte mais sensível a dar curto circuito com a umidade, isso aumenta a probabilidade dela se queimar, nestes casos de “afogamentos”.

Limpando telas de monitores e TVs


Nos casos dos monitores e TVs utilize água destilada e flanela de microfibra para retirar a sujeira superficial. Se a tela ainda estiver gordurosa e com manchas, faça uma mistura de 1 por 1 com água destilada e álcool isopropílico. Depois disso seque bem para finalizar a limpeza.

Algumas pessoas já testaram algumas mistura com água e vinagre branco para limpeza de telas com muita gordura. Nós não testamos e não recomendamos, porque podem haver substâncias que poderão agravar as manchas na tela.

Teclados e notebooks


Essa é a parte mais “zen” da limpeza dos nossos dispositivos eletrônicos, pois merecem um pouco de calma e atenção.

Para limpar o notebook, utilize um aspirador de baixa rotação (aqueles de uso manual) para tirar o excesso de sujeira do teclado ou um pincel macio. Em seguida, utilize uma flanela com um pouco de álcool isopropílico para tirar a gordura e sujeira das teclas. Agora a parte que exige muita paciência…Utilize hastes flexíveis e álcool isopropílico para limpar entre as teclas, trabalho minucioso, que exige calma, portanto faça quando tiver tempo.

Para a tela do notebook o procedimentos é mesmo utilizado para limpar os monitores e TVs, como descrito acima.

Fonte: Portal Tudo Aqui